Tempo de leitura: 2 minutos
É triste saber, mais existem muitas mães tóxicas no mundo, mas a maioria delas não sabem o mal que está fazendo ao filho.
Geralmente a mãe tóxica é aquela que age com com super cuidados e quer controlar a vida do filho em todas as áreas de sua vida. Seja no âmbito pessoal ou profissional, ela sempre está lá para dar palpites geralmente negativos. Veja as características de uma mãe tóxica.
1- Controle Excessivo
Tentar controlar todas as decisões do filho e não permitir que ele faça isso por si próprio, sem deixar que ele crie algum tipo de autonomia. Dessa forma, quando o filho estiver em uma situação onde deverá tomar uma decisão importante, terá dificuldades de resolver qualquer coisa sozinho.
2- Críticas Constantes
Focar sempre nos defeitos dos filhos e nunca elogiá-lo quando ele faz algo bem feito.
O elogio ao ser humano faz parte da construção de relações familiares extremamente saudáveis que auxiliam no processo de amadurecimento do indivíduo.
Geralmente a mãe tóxica faz comentários desnecessários, causando a baixa auto estima nos filhos.
3- Manipulação
É quando a mãe não concorda com algumas atitudes do filho e se faz de vítima, fazendo com que ele sinta culpado e mude de ideia na maioria das situações.
4- Comparação
Comparar o filho com outras pessoas. Isso funciona tanto para filho crianças, quanto para adultos. É muito triste ver uma mãe comparar o filho com uma outra criança.
Exemplo: Olha o que ele faz, por que você não faz igual? Ou, olha o seu irmão como tira notas boas, porque você também não é assim? Todos nós somos diferentes e cada um tem uma necessidade diferente e com certeza a comparação só trará frustrações futuras.
5- Falta de empatia
Não demonstrar nenhum tipo de sentimento em relação ao filho pode fazer com que ele tome essa atitude diante as outras pessoas. Se preocupe com ele, saiba o que ele está sentindo. Diálogo sempre é bem vindo em qualquer relação, principalmente na relação entre mãe e filho.
Se você passa por isso tente se conscientizar que a melhor opção é reconhecer os erros e melhorar. Sabemos que ninguém é perfeito, mas temos que pensar sempre no bem estar de nossos filhos. Eles se espelham em nós e somos sua referência . Pense sempre no melhor para a sua família, que é o seu bem mais precioso. Tudo em pró de uma vida mais leve, agradável e com um amor saudável.
Um abraço!